quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Acabou o prazo de validade

Tudo o que compramos hoje em dia tem prazo de validade. Fruta, carne, iogurtes, até a água. A roupa estraga-se e os carros avariam-se. O vinho não tem prazo de validade. Diz-se até que quanto mais velho melhor. Então mas e que diferença tem o vinho em relação a outros produtos?

Dizem os enólogos mais conceituados (os chamados alcoólicos profissionais) que quanto mais tempo o vinho fermentar, melhor se torna a sua qualidade, tanto ao nível do paladar como ao nível do cheiro e da própria percentagem de álcool. Se no vinho funciona porque não tentar noutras coisas.


Eu mesmo servi de cobaia para a minha experiência. Recolhi vários produtos, os quais tinham diversos prazos de validade, todos eles caducados. Utilizei um por um. Eis os resultados.

  1. Iogurte líquido de Morango– Consumir até: ver na garrafa. Sempre achei esta frase bastante engraçada, porque estamos à espera de uma coisa, e depois ainda temos de a ir encontrar. É como uma mãe se virar-se para o filho e dizer "Vou-te dar um chocolate". A criança estende a mão. "Mas vais ter de ir comprá-lo a merceria". O resultado é idêntico. Bebi o iorgurte, o prazo dizia Dezembro de 2008. Não me aconteceu nada.

  2. Água do Luso - Consumir até: ver na embalagem. Novamente a bela da frase. O prazo deste produto já tinha passado há mais de um ano, mas mesmo assim não teve qualquer efeito nocivo em mim. De referir que a qualidade se manteve mesmo um ano depois.

  3. Passe Carris/Metro – A senha marcava Setembro de 2008. Andei todo o mês de Janeiro de 2009. A qualidade manteve-se, o Metro parou nas mesmas estações de sempre e o autocarro chegou sempre atrasado. Não me fez diarreia nem vómitos.

Pode concluir-se portanto que, com a amostra representativa dos produtos seleccionados, não é só o vinho que não tem prazo de validade. Acabem com essa mariquice dos prazos de validade, já chateia.

Já me ia esquecendo, 4º produto testado, o único que realmente se deve cumprir o prazo de validade: preservativos Control.

2 comentários:

  1. LOOOOL... tu testaste um preservativo?! LOOOOOL... eu até dizia uma coisa mas era levar este blog a um nível (ainda mais) baixo!

    ResponderExcluir