quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Descobrir o Mundo, por Reinaldo Russiano (III)


Hoje escrevi sobre desporto. A prática regular de uma actividade desportiva faz bem. Faz muito bem. Muito bem mesmo.

Existem muitas modalidades. Fui-me informar. Em Portugal, o football é o desporto mais praticado. Até lhe chamam o "Desporto Rei". Os jogadores profissionais ganham muitos dinheiros. São muito ricos. Aparecem bem vestidos e bem acompanhados. Escolhem as fémeas em função dos seios. Eu não me importava de ser um deles.

No football os machos e as fémeas não podem jogar juntos. Acho que é uma injustiça. Descobri também que existem grupos de jogadores que representam os países em competições internacionais. Chama-se "Selecção Nacional". É o dono da Selecção que os escolhe. Em Portugal há muitos jogadores estrangeiros. Acho fantástico esse facto. Portugal é um país que diz "Não" à xenofobia

Também há competições internas divididas em várias etapas. A mais alta é a Liga Sagres. O nome é sugestivo. Honra decerto os descobrimentos marítimos portugueses levados a cabo por Infante D. Henrique. Nem no desporto nos desligamos da História. Extraordinário!

Descobri ainda que existe um clube chamado "grande" perto de minha casa. Ficava perto do Centro Comercial Colombo. Chama-se Sport Lisboa e Benfica e tem um recinto enorme. Fui a uma partida. O recinto era bem maior por dentro. No meio da estrutura estava um jardim. Cheio de pinturas. Não percebi as pinturas, devia ser uma vertente Abstraccionista que eu desconhecia. Não entendi. Indicaram-me uma cadeira. Sentei-me. Várias pessoas sentaram-se ao meu lado. A cadeira estava virada para o jardim. Apareceram vários jardineiros. Em todo o recinto as pessoas batiam palmas como se de uma peça de teatro se tratasse. Pararam. Durante cerca de três quartos de hora os meus "vizinhos" insultaram os jardineiros. Quis-me levantar. Fui impedido. Está-me a tapar a vista, palerma. Gritavam. Tinha já passado uma hora desde a minha entrada. Sai.

Não gostei. Não havia desporto. Havia arte, ou algo parecido. Voltei alguns meses depois. Entrei. A mesma exposição. Voltei para trás. Ofereci o meu bilhete a um rapaz que disse que todas as semanas lá ía. Todas as semanas? Sempre a mesma obra? Sinceramente não tenho paciência.

4 comentários:

  1. Oh Reinaldo... Vai po c*ralho!! O Futebol foi a melhor invenção a seguir aos croquetes pah!!

    ResponderExcluir
  2. estás a ser um pouco indelicado comigo. Para a semana não escrevo. Se é para ouvir bocas destas

    ResponderExcluir
  3. Quando li que o post era sobre desporto e vi a palavra "football" em itálico pensei - a modalidade preferida dele é o Football Manager.

    Mas não é.

    Fiquei desapontado.

    ResponderExcluir
  4. Um muito obrigado pelo teu desapontamento... Esperemos que o Reinaldo tenha as tuas palavras em conta para um futuro post.

    ResponderExcluir