segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Opinião Pública (e Privada) (IV)

Mais uma semana, mais um tema polémico. Já assistimos a votações mais entusiasmantes, mas não deixou de ser uma semana bem saborosa. O tema era controverso, mas os nosso leitores souberam distinguir bem as duas realidades, ananáses e abacaxises.

Começando por abordar o tema, passo desde já a explicar a diferença entre os dois frutos. O termo abacaxi (em português) é, com forte probabilidade, oriundo do tupi ibacati, "bodum ou fedor de fruto", "fruto fedorento" (ibá, "fruto", cati, "recender ou cheirar fortemente"), documentado já no início do séc. XIX. O termo ananás (em português e espanhol) é do guarani naná, e documentado em português na primeira metade do séc. XVI e em espanhol na segunda (1578), em que é empréstimo do português do Brasil ou da sua língua geral.

Parece à primeira vista não existir diferença, mas existe. Qual é? Perguntam-se. Pois bem, o nome. Maior evidência não pode haver. Mas, e com o intuito de desfazer quaisquer dúvidas que possam existir, efectuamos um BlindTest.

Tivemos bastante adesão. Cerca de 200 pessoas estavam no sítio marcado, à hora marcada. Um facto curioso é que não foi marcado nem sítio nem hora. Se calhar foi só um gesto de Deus a tentar provar a sua existência, ao qual O Blog do Russiano responde, como se duma raspadinha se tratasse: "Continua a tentar!". Ah é verdade. Os resultados foram-nos roubados por uma rede mafiosa internacional. O Mr. Zé lutou corajosamente… caparam-no. Eu acobardei-me e escondi-me… eles encontraram-me e caparam-me também.

Análise por Mr. Puly:

A minha análise é simples. Ananás e Abacaxi são coisas diferentes da mesma maneira que o Mr. Zé é diferente de todos nós. Nós (pessoas normais) somos o Ananás, atraentes, inteligentes e racionais. Por outro lado existem os "abacaxises", ou seja, o Mr. Zé, pessoas "desatraentes", pouco inteligentes, mas acima de tudo irracionias. São como os macacos vá lá.

Análise por Mr. Zé:

Poi'Zé, poi'Zé… Mais um tema controverso n'O Blog do Russiano. Eu acho que as percentagens não revelam bem o gosto do povo Português. A meu ver, o ananás foi totalista porque é mais famoso, e o abacaxi levou 3 votos por pena. A meu ver, as votações deveriam ser: 2% - Ananás, 1% - Abacaxi e 97% não sabe a diferença. Mas enfim, como a sondagem foi feita e os leitores votaram… os meu parabéns ao Ananás.

Para a semana haverá mais um tema polémico. O tema está um pouco deslocado da época a que diz respeito, mas é totalmente legítimo. Numa batalha entre a Popota e a Leopoldina quem sairia vencedora?

10 comentários:

  1. LOOOOOOL Qual é a controvérsia do tema da semana?! Tipo... a Popota tem prai 1000 Kg. A Leopoldina tem cerca de quê?! 10 Kg.

    "Ah mas ela voa!"... e o que é que isso interessa?! Pode fugir e acobardar-se?! Também o Mr. Puly fugiu... e acabou capado como eu!!

    (ler com voz fininha)

    ResponderExcluir
  2. Sou forçada (pelos laços da fraternidade mas principalmente pela agressividade do Mr.Zé) a concordar que a Popota sairia vencedora num mano.a.mano.
    Tal não afecta no entanto, a credibilidade que deposito em cada uma delas. Quer dizer, por um lado temos a Leopoldina, símbolo de toda a infância feliz. Por outro temos um hipopótamo com peruca loira que faz duetos com o Tony Carreira. Quer dizer... Pois...

    ResponderExcluir
  3. Para quem não sabe, os Pokemons elétricos têm vantagem sobre os Pokemons aquáticos.

    A Popota é um Pokemon aquático. Eu gosto de água. O Pikachu é amarelo. A Leopoldina é um Pokemon elétrico. Eu não gosto de eletricidade.

    Aposto na Popota !

    ResponderExcluir
  4. Vendo as coisas de um outro modo...

    A Leopoldina para além de elétrico é também um Pokemon voador... Já a Popota, não passa de um simples, vulgar e gordo pokemon terrestre.

    F*d*-se ! Náo consigo desenvolver a teoria.

    Já que isto é o "opinião pública" e mais uma vez o tema é bastante dúbio, agradecia que alguém me ajudasse a achar a permissa que falta para finalizar o argumento dos Pokemons II.

    (Não vale coisas tipo: " Oh, eles podiam fazer as pazes e dançar juntos no baile de finalistas! " )

    ResponderExcluir
  5. Peço desculpa pelos eléctricos sem "C" ! :x

    ResponderExcluir
  6. Ih ca ganda burro!! Então tu não sabes que com o novo acordo ortográfico n há cá C's pra ninguem?!

    Tavas a escrever bem e corriges com erros...

    És mmo burro pah!

    ResponderExcluir
  7. O Presidente da Comissão de Finalistas está com os copos

    ResponderExcluir
  8. "Pesquisei sobre vulvas"... Simplesmente genial

    ResponderExcluir
  9. Tá não tá?... Agora já despertaste a curiosidade vê se ta calas...

    Para os caros leitores que não perceberam nada do que aqui foi dito... esperem 48h... o Reinaldo fez das suas...

    ResponderExcluir
  10. Tipo... a Popota come Leopoldinas ao pequeno almoço... às 3 de cada vez.

    Não percebo o rumo q as votações tao a tomar... 5-5? Meu Deus...

    ResponderExcluir